Saiba escolher as melhores espécies de plantas para sua varanda

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Saiba escolher as melhores espécies de plantas para sua varanda

06 Novembro 2018

Escrito por: Hanna Nahon Casarini (arquiteta, urbanista e paisagista)

O desejo de ter um maior contato com a natureza dentro de nossa própria casa, tem feito com que a cada dia mais pessoas busquem diferentes formas de decorar e compor o ambiente de sua varanda ou terraço com grande diversidade de plantas, desta forma, a nova decoração traz além da beleza, vitalidade ao ambiente.

Desta forma, daremos aqui algumas dicas de quais espécies são mais adequadas de acordo com as características de cada tipo de varanda. Antes de comprar as plantas, é muito importante que se tenha em mente quais são as condições de seu espaço, deve-se observar a incidência do sol, quantidade de sobra, tamanho e ação dos ventos na área disponível.

Varandas com muito sol

Algumas varandas possuem uma incidência maior do sol no período da tarde, onde o mesmo é mais intenso, desta forma é necessário escolher espécies para “sol pleno”, estas espécies possuem maior resistência à radiação, veja algumas dicas de plantas que gostam de muito sol:

Gerânios: são plantas perfeitas para áreas com muito sol e podem ser usadas em vasos ou penduradas nas grades da varanda.

Tulipas: adoram sol e podem ser usadas de várias cores dando um lindo visual para a sua varanda ou terraço. Veja quais tulipas são mais adequadas.

Petúnias: elas adoram o sol e podem ficar na varanda que recebe muita iluminação natural, porém, devem ser protegidas do vento.

Rosas: quando são rosas trepadeiras podem ser colocadas nas colunas ou nas grades, o segundo tipo, as arbustivas podem ser cultivadas em floreiras ou vasos, até mesmo usada para fazer bordas. Preferencialmente, as rosas arbustivas devem ser cultivadas em vasos perimetrais.

Laranjas: caso a sua varanda tenha um bom espaço, elas são ótimas para ficar nos cantos exteriores em um bom vaso.

Varandas na sombra

Para você que pensava que para ter uma varanda verde e florida era necessário um local com bastante incidência solar, saiba que também é possível ter um lugar lindo e agradável na sombra ou com pouca iluminação natural; basta saber escolher as espécies mais apropriadas para este tipo de local, veja abaixo algumas delas:

Camélias: elas suportam a falta do sol, mas precisam de boa ventilação e também precisam de umidade.

Balsaminas: elas ficam bem à sombra, porém, não resistem aos ventos frios.

Begônias: elas podem ser usadas nos parapeitos das janelas ou em trilhos. A espécie possui grande variedade de cores que podem ser combinadas e colocada em pequenos vasos.

Varandas com sombra e sol

Algumas varandas possuem a característica de receber radiação solar parte do dia, mas em outro horário, é sombreada; esta situação é perfeita para se decorar o ano todo. Veja algumas dicas de plantas que se encaixam bem nessa situação:

Sinos: essa será a planta que deverá ser usada no lado da varanda que recebe o sol na parte da manhã.

Fúcsia: elas podem ser colocadas em grandes vasos na varanda e colocadas em uma parte que recebe sol e sombra, pois a quantidade de cada um será o suficiente.

Hortênsias: elas não podem tomar o sol da tarde, mas na parte da manhã a luz natural é perfeita. Outra proteção que essa planta precisa é dos ventos mais frios.

Louro: esse é um arbusto que ainda servirá para incrementar os seus pratos, com as folhas. Porém, o louro não suporta o vento nem seco e nem frio, quanto sol e sombra, ele fica bem, em ambas situações.

Além das espécies citadas acima, existem muitas outras opções interessantes que você pode utilizar no teu espaço, procure se informar em locais especializados. O cuidado não só na escolha das espécies mas também na forma de cuidá-las é extremamente importante para sempre ter uma varanda com plantas saudáveis e bonitas o ano todo, segue abaixo mais algumas recomendações de cuidados:

• Escolha cada uma das plantas que fará parte do seu “jardim” na varanda considerando as características do lugar, como citamos acima.

• O cultivo das plantas é muito importante e fundamental para que as mesmas cresçam bonitas e saudáveis.

• O tamanho do vaso é fundamental para garantir que a planta cresça de acordo com as suas necessidades, nem grande demais e nem pequeno demais.

• A quantidade de vasos e de plantas para a varanda devem ser de acordo com o espaço que você tem.

• As plantas devem ser cuidadas com atenção, como terra, adubo e a rega, que não pode ser nem demais e nem de menos, procure se informar quanto às necessidades das espécies escolhidas.

Fonte: PINTEREST