Plantas dentro de casa: Quais as vantagens?

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Plantas dentro de casa: Quais as vantagens?

30 Outubro 2018

Escrito por: Hanna Nahon Casarini (arquiteta, urbanista e paisagista)

A utilização de vasos no interior de casas e apartamentos vêm se tornando um hábito cada vez mais comum entre moradores das grandes cidades. O investimento em uma decoração com diversos tipos de plantas vai além do embelezamento dos ambientes, as vantagens e benefícios deste elemento dentro de casa abrange desde a melhora da qualidade do ar até o relaxamento de quem vive no local.

O contato com a natureza dentro de nossa própria casa é uma forma de nos desconectarmos de nosso cotidiano urbano criando um ambiente mais agradável auxiliando assim na redução do estresse, contribuindo para uma sensação de bem-estar, relaxamento e otimismo.

Trazer as plantas para dentro de casa aumenta o nível de oxigênio e umidade do ar, pois as mesmas, através da fotossíntese, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, desta forma teremos um ambiente com ar mais limpo e melhor para respirar. Além disto, algumas espécies são capazes de eliminar parte das toxinas do ambiente onde estão, minimizando assim crises alérgicas. Algumas espécies indicadas para esta finalidade são: Hera-inglesa, samambaias, lírio da paz, espada de São Jorge e o clorofito. Utilizando-as juntamente com uma composição de vasos, além do benefício para a saúde, a decoração também ganhará um destaque.

Além dos benefícios para a saúde, as plantas são muito utilizadas para compor a decoração dos ambientes, trazendo vida e harmonizando os espaços. É possível colocá-las em qualquer ambiente, seja na sala, varanda, quartos, banheiros e cozinha, para cada ambiente há no mercado uma gama de opções a serem escolhidas de acordo com o tamanho e luminosidade do local.

Quando utilizadas na sala, elas podem ser o destaque da decoração, é importante ter em mente as proporções do espeço disponível e luminosidade do ambiente para escolher as melhores espécies. Nos apartamentos que possuem varandas, as opções de composição são infinitas, algumas possibilidades são a utilização de vasos de diversos tamanhos em uma composição assimétrica e a parede verde, bastante utilizada nos dias atuais. Já nos quartos e banheiros, é necessário escolher espécies que não necessitem de muita luz e sejam resistentes ao calor e umidade. Por fim, na cozinha, a composição pode estar tanto em uma bancada ou em prateleira, onde é possível cultivar espécies aromáticas e temperos.

Vale lembrar que as plantas necessitam de certo cuidado e atenção, se você não possui tempo para se dedicar a elas, invista em espécies mais resistentes e que não tenha a necessidade de regas frequentes. A luz, o clima e a temperatura interferem diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo assim, certifique-se de coloca-las no lugar adequado para garantir que elas recebam os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Invista nos diferentes tamanhos, cores e texturas, a renovação para o ambiente após incluir as plantas é garantida, deixará seu dia-a-dia muito mais agradável e feliz.

Gostou? Quer saber mais? Acompanhe as próximas publicações destinadas à utilização das plantas dentro de casa no Blog Workay

Fonte: PIWNOOKA by pinterest