Minimalismo: A perfeita união de conceito e estética

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Minimalismo: A perfeita união de conceito e estética

17 Outubro 2018

Escrito por: Stéphanie Rosemberg(arquiteta e urbanista)

Aprenda a aplicar o estilo minimalista na sua casa e tenha conforto e bem-estar garantidos.

O movimento minimalista é um estilo artístico que teve sua origem após a Segunda Guerra Mundial, durante as décadas de 1960 e 1970 principalmente, e refere-se a algo despido até restar somente o essencial. Desde então o minimalismo tem atuado com muita influência na decoração e na arquitetura como um todo, e o motivo para não se perder em outros princípios com o tempo, é o fato de que não apenas pelo conceito, mas pela forma em que age em diversas dimensões impacta no estilo de vida. Assim o movimento passou a se popularizar gradativamente, e hoje se apresenta em livros como “Goodbye Things” de Fumio Sasaki, “The Life-Changing Magic of Tidying Up” de Marie Kondo e “Everything That Remains” de Joshua Fields Milburn e Ryan Nicodemus.

A pureza das formas, os poucos ou nulos adornos e a valorização do vazio abrem espaço à ambientação do minimalismo pelo símbolo principal de leveza, e é partindo destes fatores que se transpassa a sensação de bem-estar.

Em contrapartida do que se propaga sobretudo desde a revolução industrial de que se necessita cada vez mais de bens materiais, o minimalismo traz equilíbrio em forma de desapego, funcionalidade, limpeza, organização e valorização de relações. Entretanto, apesar destas variantes parecerem caracterizar-se em simplicidade, de simples a decoração minimalista passa longe. Isso porque pelo mínimo uso de elementos, a racionalidade dos ambientes é muito mais precisa, fazendo a composição geral proporcionar uma unidade espacial elegante e sofisticada.

Na decoração minimalista, o ideal é que se opte pela suavidade das linhas retas, geometria, jogos de iluminação e composição de volumes que não interfiram na maximização do campo de visão e circulação. Com isso, é pela busca da racionalização dos espaços pregada no minimalismo que se permite a liberdade perante os excessos e o foco no essencial, assim conferindo tranquilidade e harmonia para melhor qualidade de vida.

Invista em um lar com conforto e procure um profissional que te ajude a transformar sua casa em um lugar mais aconchegante e original. Acesse o site da Workay e veja como os melhores profissionais do mercado podem te auxiliar.

Fonte das imagens: Decorfacil