Dicas para escolher os tipos de esquadrias mais adequados à sua casa

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Dicas para escolher os tipos de esquadrias mais adequados à sua casa

19 Março 2019

“Ao ler esse texto você vai encontrar os diferentes tipos de esquadraria e dicas da melhor forma para utilizá-las em sua casa “

Esquadrias são as partes da construção cujo a principal função é a locomoção dentro de um imóvel, por isso o termo esquadria é associado a lugares que deverão ser construídos acessos de entrada e saída, como portas e janelas, porém o termo também possa se referir a portões e uma infinidade de aberturas com essa função. Ao escolher o material para construir as esquadrias nas casas a venda em Rio de Janeiro é preciso ter muito cuidado pois é uma tarefa de grande responsabilidade, pois conforme a posição desejada, haverá diferentes formas de instalação fator que pode trazer tanto benefícios como prejuízos como por exemplo a qualidade da vida das pessoas que vão viver passar grande parte do seu dia desfrutando do lugar. Devido essa grande importância é preciso se atentar aos diferentes tipos de material que podem ser utilizados e a importância e que a escolha seja adequada para que não exista problemas na hora de montar a esquadria.

Tipos de materiais

Existe uma grande quantidade de materiais disponíveis para a confecção de sua esquadria como por exemplo ferro, vidro e PVC, atualmente os engenheiros e arquitetos estão sugerindo a escolha de três tipos de materiais, alumínio, madeira ou PVC. Em meio a esses materiais o PVC tem uma maior durabilidade oferendo maior qualidade e versatilidade, além de proporcionar um isolamento térmico melhor que os outros materiais. Porém não podemos esquecer que o que influencia muito também na hora da escolha do material é o tipo de esquadria que você deseja, pois, dependendo do material a montagem pode ser complicada e trazer alguns prejuízos para os moradores do local. Pensando nos diferentes tipos de esquadria e nos materiais mais adequados para a sua construção selecionamos neste texto os modelos mais utilizados de esquadria no mercado com o seu tipo de material adequado para a sua construção desta forma você pode escolher qual modelo deseja e não terá duvidas na hora de comprar os materiais.

Modelos de esquadria e sua a manutenção

As esquadrias auxiliam na locomoção dentro do imóvel na iluminação na ventilação e favorecem a vista, além de proporcionarem mais segurança e um toque diferente na decoração de alguns imóveis no Rio de Janeiro. Por isso é necessário escolher muito bem os modelos de suas esquadrias, separamos os modelos mais utilizados no mercado os materiais necessários para sua construção e a melhor forma de manutenção para cada tipo de esquadria desta forma fica muito mais fácil tomar essa decisão.

Esquadra de alumínio

Um modelo mais convencional e também o mais conhecido é mundo comum encontrar em várias casas por ter um custo mais acessível e uma grande variedade de cores e modelos em relação a durabilidade o diferencial é que esse modelo possui garantia de fábrica de até cinco anos. Com os cuidados adequados a esquadria pode durar mais do que 30 anos. Esse modelo acrescenta no ambiente um tom de modernidade e praticidade.

Tipos de acabamento:

Anodizado ou com anodização: esse acabamento utiliza um processo anticorrosivo formando uma camada protetora de oxido sobre o metal, resultando no aumento da resistência do material, esse acabamento possui cores diversas como o preto, champanhe, o bronze essas cores são as mais comuns.

Pintura eletrostática a pó: um processo que envolve a pintura revestida com metal e uma película de polímero colorida (pó poliéster) existem várias opções de cores também, porém as mais comuns de serem encontradas são as cores braço, cinza e castanho.

Uso:

Indicado qualquer lugar como por exemplo campos, litoral ou cidade, se a peça tiver um acabamento adonizado existem níveis de proteção para cada local em que a peça for instalada por exemplo peças cujo a localização se encontra na praia o nível de acabamento adonizado é o de A18, já para imóveis na cidade como casas em condomínio fechado o nível mais indicado é o A13.

Manutenção:

A forma de manutenção é muito prática você só vai precisar de uma espoja ou um pano umedecido com água e um detergente neutro. Deve-se evitar o uso de produtos ácidos ou abrasivos, porque eles acabam manchando e alterando a pintura ou a adonização da peça.

Esquadria de madeira

O material mais antigo e também o mais usado em esquadrias nas residências, trazendo um visual mais rustico aos ambientes mais sem deixar de transmitir uma sensação de conforto e aconchego. O custo é mais baixo comprando com as de outros materiais como as de alumínio e de PVC, porém é preciso uma manutenção constante, você pode escolher a esquadria prontas que possuem um preço cera de 25% mais barato que as feitas sob medida.

Uso:

A madeira por ser um ótimo material pode se utilizada em casas que possuam localização no campo, na praia ou em cidades basta atentar-se ao tipo de madeira recomendável para cada tipo de uso. Para janelas é recomendado o uso de madeiras mais leves e resistentes como o cedro e a muricatira. Já para portas externas o tipo mais adequado são a itauba , cumaru, jatobá, Cabreúva-vermelha, ipê, cedro-rosa e eucalipto reflorestado.

Manutenção:

Pela razão da madeira ser um produto natural ela exige cuidados específicos, no caso de localização externa deve se atentar a umidade e a exposição ao sol, é ideal que seja realizado um lixamento suave e reaplicar verniz, esmalte ou stain a cada 2 anos. Já esquadrias de madeira internas a manutenção deve ser realizada a partir de 10 anos de uso dependendo do tipo de madeira utilizada. Vale ressaltar que é necessária uma proteção contra cupim pois em áreas litorâneas esse problema acaba sendo muito comum, porém também pode acontecer em localidades urbanas por isso e preciso muito cuidado sempre.

PVC

Esquadrias feitas com esse material são muito versáteis permitindo diversas formas de abertura, proporcionando um isolamento acústico e térmico quando usadas com vidro duplo. Não é necessário nenhum tipo de pintura e já vem com o acabamento de fábrica, o material também é muito resistente a corrosão e não perde o brilho, o uso desse modelo traz um toque moderno e dinâmico ao ambiente.

Uso:

Pela resistência do material esse acaba sendo muito comum utiliza-lo em áreas litorâneas, porém ele pode ser usado em qualquer região.

Manutenção:

Não é necessária uma manutenção com produtos específicos somente uma limpeza com água e sabão, detergente neutro ou álcool etílico. Evite usar tíner,água sanitária e querosene pois esse materiais podem manchar o brilho do PVC.

Com todas essas dicas ficou mais fácil escolher com modelo e material é o ideal para a sua casa.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais para seus amigos poderem conhecer um pouco mais sobre os tipos de esquadrias mais adequados para cada tipo de janela!