Decoração Retrô: mistura de passados para um toque de estilo e charme na sua casa

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Decoração Retrô: mistura de passados para um toque de estilo e charme na sua casa

03 Novembro 2018

Escrito por: Stéphanie Rosemberg(arquiteta e urbanista)

Reler o passado, reaproveitar e reformar itens antigos, redefinir estampas e cores que remetam a outras décadas. Assim se estabelece o caráter retrô de sua casa.

O estilo retrô é tendência de mercado devido ao charme que emprega na utilização de artigos nostálgicos. Não há uma época definida à qual se remeta o estilo, dando então a liberdade de usufruir de referências que costumam variar entre as décadas de 20 e 80. O que se faz mais importante nesse estilo é que há valorização do que de bom tivemos no passado, sem que apague o que não for contemporâneo.

Ao longo do século 20, muitas coisas mudaram, revoluções marcaram fases da moda, da arte e da arquitetura, e dessa forma, grandes descobertas e soluções nessas áreas têm significado e valor até hoje. Descartar tais conquistas não seria algo lógico, logo, temos uma decoração que além de toda personalidade, carrega história e o que de bom se aproveita dela. Mas cuidado! Tenha cautela na escolha dos elementos a compor o ambiente. Uma decoração retrô constitui-se de peças-chave que tragam um ar nostálgico, e não uma série de artigos antigos que transformem sua casa em uma casa velha. O foco em equilíbrio é essencial. Dependendo do que se traz de retrô, um elemento já pode ser suficiente, como um sofá, por exemplo.

Diversos itens podem vestir seu ambiente retrô, como tapetes de estampas psicodélicas, uma TV antiga transformada em mesinha lateral, quadros de referência à alguma vanguarda modernista, e vários outros artigos de design datados do século 20, como poltronas, mesas de centro, sofás, abajures, eletrodomésticos (quando trata-se de cozinha, antigos e reformados liquidificadores, batedeiras e torradeiras), etc.

Como o estilo retrô é uma tendência muito procurada para decoração, muitas empresas, marcas e fornecedores trabalham com peças inspiradas em décadas passadas e especialmente produzidas para atender a atual demanda do mercado. Além dessas opções, é possível garimpar itens de decoração em brechós, antiquários e locais especializados no estilo retrô.

Inspire-se e aposte nesta decoração cheia de personalidade. Entre em contato com a Workay e solicite um orçamento para que o charme e a originalidade atuem na sua casa também!

Fonte da imagem: Blog Casa Vogue