Como escolher o piso ideal para sua sala

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Como escolher o piso ideal para sua sala

12 Fevereiro 2019

Escrito por: Hanna Nahon Casarini (arquiteta, urbanista e paisagista)

Atualmente no mercado podemos encontrar uma grande variedade de tipos, cores e texturas de materiais que podem ser aplicados no piso, mas como escolher o ideal para a sua sala?

A escolha de um determinado tipo de piso é muito importante, ele pode influenciar não só no visual do cômodo, mas também na sensação térmica do ambiente; desta forma, vamos trazer aqui algumas dicas a serem levadas em consideração na hora de escolher qual tipo de piso utilizar e assim decidir qual é o mais indicado para o seu apartamento.

Piso de madeira:

Para quem deseja um visual aconchegante para sua sala, sem dúvidas o piso de madeira é uma ótima opção; de um visual clássico, a madeira valoriza a decoração além de transformar em um ambiente mais acolhedor. O seu custo é mais elevado que outros tipos de piso por conta da sua instalação, além disto, deve-se lembrar que a madeira requer manutenção e cuidados específicos.

Piso laminado:

Este piso lembra muito a madeira e é uma opção mais barata para quem busca a sensação de aconchego para o ambiente através do material escolhido. O piso laminado é um piso chamado de ‘flutuante’, ganha este nome pois sua aplicação não é diretamente fixada ao chão, as peças são encaixadas entre si e, geralmente, instaladas acima do contrapiso com manta entre as camadas. Sua instalação rápida e fácil é mais uma de suas vantagens; como desvantagem na escolha deste material temos sua baixa resistência e não é indicado para áreas úmidas ou molhadas, desta forma, não é uma boa opção de piso quando há a cozinha como extensão da sala, neste caso, o ideal seria utilizar um tipo de piso para cada ambiente.

Piso vinílico:

É uma outra opção que imita a madeira e tem o visual bem próximo ao piso laminado, o material dele é feito principalmente de PVC. Uma das vantagens na escolha deste piso é a variedade de cores disponíveis no mercado além de ter modelos indicados para áreas úmidas, desta forma, é possível utilizar o mesmo piso na sala e cozinha. Ao escolher este tipo de piso deve-se atentar à escolha da decoração, principalmente dos móveis, sua resistência é boa, porém a escolha equivocada na decoração pode vir a danificar o piso.

Porcelanato Polido:

Um dos mais utilizados como revestimento de piso para a sala, esse tipo de piso tem seu visual estético e a facilidade na limpeza como vantagens além de ser uma boa escolha para pessoas que moram em regiões quentes por ser um piso frio e deixa o ambiente mais fresco. Por outro lado, os pisos considerados frios não são a melhor escolha para quem deseja trazer ao ambiente a sensação de aconchego além de seu brilho excessivo pode ser um tanto cansativo visualmente, deve-se ficar atento à estas questões.

Porcelanato Acetinado:

Uma alternativa para quem não deseja o brilho excessivo do modelo polido, o porcelanato acetinado é menos liso e menos brilhante, desta forma é menos cansativo visualmente e traz um pouco de aconchego ao ambiente. Por ser um piso frio, em regiões de temperaturas mais baixas, pode deixar o ambiente gelado, a utilização de tapetes no ambiente pode amenizar esta sensação.

Porcelanato amadeirado:

Por ter sua aparência parecida com a madeira, este tipo de piso mesmo sendo frio consegue trazer a sensação aconchegante do revestimento de madeira ao ambiente. Não necessita da manutenção e cuidados que a madeira exige e é bastante resistente a riscos que poderiam surgir quando se arrasta os móveis. Dentre os modelos de porcelanato, a opção amadeirada é a que possui o custo mais elevado, mas ainda assim, tem custo inferior que a madeira nobre.

Porcelanato líquido:

Atualmente tem sido muito utilizada a técnica do porcelanato líquido ou epóxi quando se deseja um visual moderno além de auxiliar na amplitude do ambiente por ser um piso livre de emendas. Assim como o porcelanato polido, este material possui brilho em seu acabamento. A desvantagem desta escolha está em seu alto custo do material e técnica de aplicação.

Cimento queimado:

De visual característico em fábricas, o piso de cimento queimado tem se destacado atualmente como uma opção de piso interno, principalmente nos pisos para sala. Seu visual remete à decoração industrial porém a decoração do ambiente não necessita seguir a mesma linha, invista em elementos que contrastem com o piso. Outra vantagem deste tipo de revestimento é seu baixo custo, porém é necessário contratar um bom profissional para executar a técnica para que não haja trincas no mesmo.

Mármore e granito:

Mais uma opção de piso frio, porém de visual mais sofisticado, também são opções de piso para sala. A variedade de cores e modelos permite encontrar a melhor opção de acordo com o tipo de decoração do ambiente, sua durabilidade é longa por serem pedras naturais e muito resistentes. A desvantagem nesta escolha também está em seu alto custo, porém pode-se optar por pedras nacionais que possuem um custo mais baixo

Viram como existe uma grande variedade de opções para revestimento de pisos? Não deixe de contatar um bom profissional tanto para o auxílio na escolha do material como também para aplicação do mesmo, entre em contato com a Workay para maiores informações e orçamentos de escolher o piso de seu apartamento.