Painéis: o melhor exemplo do funcional decorativo

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Painéis: o melhor exemplo do funcional decorativo

11 Setembro 2018

Escrito por: Stéphanie Rosemberg(arquiteta e urbanista)

É com muito estilo que os painéis oferecem diversas soluções para seu lar, como divisórias de ambientes, suporte de TV e/ou prateleiras, esconder fios e imperfeições, trazer texturas e cores diferentes, e até exercer a função de cabeceira.

Hoje, a criatividade e a tecnologia concedem cada vez mais espaço à diferentes materiais e recursos para que se saia do básico e então alie a necessidade da funcionalidade à beleza e comodidade. Ir além da simples pintura ou da aplicação do papel de parede é fácil, e é ainda melhor imaginar que divisórias não precisam mais ser de gesso, e podem integrar ao mesmo tempo que separam.

Apesar de ser um produto antigo e ser usado em suas diversas formas em peso pelo menos desde o modernismo, não se pode negar que os painéis têm se reaquecido no mercado da decoração ultimamente. Os famosos cobogós, por exemplo, estão com tudo, impondo todo o seu charme por onde passa. Painéis de madeira também, sempre muito elegantes, têm aparecido nos projetos dos mais renomados arquitetos e decoradores da atualidade. Esta nova/velha tendência vem agora com as mais variadas adaptações para os mais variados gostos, e, por muitas vezes em conjunto com outras grandes soluções, tem sido visto como a melhor resposta para uma questão muito discutida: os pequenos espaços.

Madeira, pedra, bambú, vidro, espelho, cerâmica, 3D, ripado, com obras de arte, fotografia, móveis que agem como porta de correr, e até iluminados, os painéis promovem comunicação entre elementos arquitetônicos do ambiente e acabam por fechar a decoração como componente chave.

Veja como que na seguinte imagem, a presença de painéis transforma por completo essa sala:

Ao iniciar a observação da composição temos: painel 3D de padrão geométrico ao fundo da imagem a combinar com o tapete próximo ao sofá, o painel divisória ripado em tom de madeira clara em acordo com outros elementos em madeira como a porta e as cadeiras, e ainda um painel de espelho atrás da TV trazendo sensação de amplidão no espaço. Toda essa comunicação faz com que um ambiente, mesmo que dividido, seja integrado e harmonioso. Tal composto torna o espaço mais confortável, além de, logicamente, lindo!

A procura de soluções tão lindas e práticas como esta? Entre agora em contato com a workay e solicite seu orçamento para que os melhores profissionais do mercado te auxiliem!

Fonte da imagem: Pinterest