Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Conheça uma das maiores tendências da decoração atual

07 Agosto 2018

Escrito por: Stéphanie Rosemberg(arquiteta e urbanista)

Estilo Escandinavo: Conheça uma das maiores tendências da decoração atual

O Estilo Escandinavo, com muito charme, requinte e conforto, vem conquistando cada vez mais espaço no mundo da decoração.

Com sua origem em países do norte europeu como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, o estilo de traços minimalistas combina tons neutros e pastéis à rusticidade de materiais como madeira e vegetação. Associar diferentes texturas de toque suave e uma boa iluminação também compõem o ambiente. Este arranjo traz uma grande sensação de harmonia e serenidade para o ambiente, tornando-se visualmente agradável e aconchegante.

À princípio, o estilo escandinavo nada mais era do que um conjunto de soluções de decoração para quem tem que lidar com o frio e muitas horas de escuridão com seus invernos prolongados da região, proporcionando então uma ambientação acolhedora para aqueles que passam grande parte do tempo em suas casas. Foi dessa forma que tais soluções acabaram por se transformar em incríveis sinais de originalidade, e encantaram outros lugares do mundo.

Aqui no Brasil temos adeptos de muitos elementos de referência ao estilo, como nesta fotografia do projeto da arquiteta Marília Zimmermann, que em um cantinho conseguiu traduzir toda a beleza que o estilo escandinavo tem, com o branco como plano principal, a composição de linhas e texturas que trazem sua rusticidade em perfeita harmonia, a madeira no mobiliário, a vegetação e a luminosidade. Tudo em vista para um lindo e aconchegante ambiente.

A seguir, algumas dicas de como incorporar o estilo escandinavo à sua casa.

1º. Opte pela maior luminosidade do ambiente

Tanto pela iluminação natural como pela artificial, permita que a luz permeie por todo o ambiente. Sendo assim, evite o excesso de enfeites, deixe espaços mais livres, e aposte nas cores neutras e pastéis em tudo. Procure por luminárias modernas que tragam sofisticação ao ambiente. Pendentes e luminárias de piso são muito usadas nesse estilo.

2º. Madeira clara e rústica

Seja no próprio piso ou em qualquer outro elemento como painéis, mesas, buffets ou cadeiras, a madeira trará uma maior sensação de conforto.

3º. Vegetação

Para quebrar a intensidade do branco e trazer o que de mais agradável tem do lado de fora para dentro de sua casa, procure colocar vasos de plantas como decoração.

4º. Mobiliário

Empregue design moderno e sem muitos adornos. A cadeira Eames é muito utilizada em projetos de estilo escandinavo. Permita que a simplicidade seja elegante, e assim, complemente os elementos de design moderno como sofás, cadeiras e poltronas com peças aconchegantes como mantas de lã e almofadas. Aposte também em tapetes de texturas suaves e cores neutras.

5º. Solicite a ajuda de um profissional

Invista em tranquilidade para seu lar e procure um profissional que te ajude a transformar sua casa em um lugar mais aconchegante e original. Acesse o site da Workay, http://workay.com.br/ e veja como os melhores profissionais do mercado podem te auxiliar.

(Projeto: Marília Zimmermann Arquitetura e Interiores; Fotografia: Fellipe Lima Fotografia)